Brasil fica em 15º no ranking de preparo para IA
Notícias
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os indicadores incluem a maturidade da regulação, o uso de celular, o acesso à internet segura e em preço acessível, além de habilidades digitais.
No ranking global de 30 países avaliados, Singapura, Estados Unidos e Alemanha lideram as primeiras posições.
O estudo analisa o Brasil em quatro categorias – infraestrutura digital, inovação e integração, capital humano e políticas, e regulação e ética – e destaca a infraestrutura digital como a mais crucial na avaliação.
Fonte: FMI/TELESINTESE
O FMI destacou que a infraestrutura digital é um “determinante crucial”, que “pode estabelecer as bases para a difusão e aplicações localizadas de IA”.
O relatório ressalta ainda que “essa infraestrutura seria de utilidade limitada na ausência de uma força de trabalho qualificada capaz de aproveitar plataformas digitais para aplicações inovadoras no local de trabalho”.
O estudo recomenda que os países alinhem-se com as lacunas envolvidas nos componentes de preparação para a IA. A infraestrutura digital e capital humano aparecem entre os elementos “fundamentais” e a inovação e regulação em um segundo momento, considerando o ambiente para evolução da tecnologia.