Em 8 anos, Brasil terá mais de 170 mil sites de telecom, projeta estudo
Notícias
O setor de telecomunicações no Brasil irá dobrar o número de sites de infraestrutura para redes móveis (como torres) existentes no território.
A estimativa foi realizada pela consultoria SmC+ Digital Public Affairs (confira aqui a íntegra do estudo), em parceria com a operadora de infraestrutura American Tower. De acordo com o estudo, o aumento será impulsionado pelas novas demandas digitais, incluindo realidade virtual, aumentada e a inteligência artificial (IA).
Entre as cinco principais economias latino-americanas (o que inclui também Argentina, Colômbia, Chile e Peru), o Brasil é o País que deve registrar o aumento mais expressivo.
Os números divulgados pela projeção representam a revisão do estado geral da infraestrutura de telecom na América Latina. Ainda assim, o estudo destacou que as alocações de espectro 5G na região, bem como implantação de infraestrutura, estão cerca de dois anos atrasadas. "Até o momento, elas só foram realizadas no Chile, na República Dominicana, no Brasil e no Uruguai", explicou o estudo. Nos demais países, a expectativa é de que o espectro seja atribuído entre o segundo semestre de 2024 até 2026.