O 5G e o desenvolvimento das cidades brasileiras
Notícias
O avanço da tecnologia 5G já se tornou uma realidade no cenário global e o Brasil não fica para trás nessa corrida tecnológica. Em pouco mais de um ano de operação no País, a nova geração de transmissão de dados já chegou a mais de 14,6 milhões de acessos em mais de 230 cidades. Para analisar esse cenário e identificar pontos de melhoria na expansão da conectividade, a edição de 2023 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado pela Conexis Brasil Digital, avaliou 201 municípios brasileiros, todos com mais de 150 mil habitantes.
O levantamento traz à tona não apenas os vencedores e destaques, como também ressalta a importância da nova tecnologia para o desenvolvimento das cidades brasileiras. Americana, cidade no interior de São Paulo, conquistou o primeiro lugar no ranking de 2023. Esse feito é um reflexo do compromisso deste e de outros municípios paulistas em promover a expansão das infraestruturas de telecomunicações e da conectividade. Não por acaso, entre as dez primeiras colocadas, nove pertencem ao estado de São Paulo, demonstrando um esforço coordenado para criar um ambiente favorável à implantação da nova tecnologia.
Um dos fatores chave que levaram à boa colocação de Americana e de outras cidades paulistas é a adequação das leis municipais à Lei Geral de Antenas, juntamente com a simplificação de diversos procedimentos administrativos. Essas medidas têm possibilitado uma autorização para instalação de antenas em até 60 dias, processos e documentação melhor definidos e taxas condizentes com os custos reais do licenciamento municipal. Essas práticas não apenas agilizam a expansão da infraestrutura de telecomunicações, mas também incentivam investimentos no setor.
Leia mais em: https://teletime.com.br/01/11/2023/o-5g-e-o-desenvolvimento-das-cidades-brasileiras/