PL que obriga bloqueio de sinal em presídios avança no Senado

  • O texto obriga as prestadoras de serviços de telecomunicações a cooperar com o bloqueio de sinal nos presídios.
celular
  • Foto/Reprodução: Revista Amazonia

O texto obriga as prestadoras de serviços de telecomunicações a cooperar com o bloqueio de sinal nos presídios.

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 9, o projeto de lei 2.905/2022, que cria regras mais rigorosas para impedir o uso de aparelhos celulares por presos.

O texto obriga as prestadoras de serviços de telecomunicações a cooperar com o bloqueio de sinal nos presídios e estabelece a aplicação automática da suspensão do sigilo de comunicação ou da restrição da comunicação durante o cumprimento da pena quando um réu for condenado.

O relatório aprovado é do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que manteve o substitutivo feito na Câmara dos Deputados ao projeto do ex-senador Demóstenes Torres (PLS 179/2005). Segundo ele, as alterações feitas pelos deputados "mantêm a concepção da proposta original aprovada pelo Senado" em 2006. O texto segue para votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto prevê ainda o cadastramento biométrico dos presos, a inutilização ou destruição dos aparelhos apreendidos e a imposição de revista com detectores de metais ou equipamentos de conferência por imagem a todas as pessoas que ingressarem em estabelecimentos penais em que esses equipamentos estiverem disponíveis.

A proposta obriga que a União, os estados e o Distrito Federal invistam em construções que viabilizem a revista invertida, isto é, da revista do preso antes e depois de receber visita. A reunião foi presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC)

Fonte: Teletime

Leia mais em: https://teletime.com.br/09/04/2024/pl-que-obriga-bloqueio-de-sinal-em-presidios-avanca-no-senado/

FENINFRA

Endereço :
Rua Joaquim Floriano, 466 – Conjunto 1.002 – 10º and
Ed. Brascan Century Corporate
Itaim Bibi – CEP: 04534-002 - São Paulo - SP

Telefone :
+55 (11) 3074-5600

Email :
feninfra@feninfra.org.br

ACESSO RÁPIDO