Satisfação e qualidade dos serviços de telecom melhoram no País, segundo Anatel

  • A amostra permitiu ainda a identificar a percepção de uma melhor qualidade nos serviços das prestadoras regionais.
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  • Créditos da imagem: Pexel

Segundo os dados de pesquisa apresentados pela Anatel nesta terça-feira, 26, todos os serviços de telecomunicações apresentaram aumento nos indicadores de satisfação percebidas pelo consumidor em 2023.

celular pré-pago foi o serviço mais bem avaliado pelos usuários no ano passado, saindo de 7,70 para média geral de 7,79. Por outro lado, a pior avaliação foi a da TV por assinatura, que saiu de 7,22 para 7,41 na mesma base anual, mas ainda assim com melhoria de desempenho em relação ao ano anterior. 

  • Veja a apresentação da Anatel sobre a nova pesquisa aqui

Para a análise, os usuários responderam a respeito de serviços de telefonia fixatelefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura. Em entrevistas realizadas entre entre julho e novembro do ano passado, foram considerados cerca de 72 mil consumidores de empresas como Algar Telecom, BR Super, Brisanet, Claro, Gigabyte, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. 

Padrões de uso e serviços demandados

Para a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, a pesquisa também apontou para um padrão comum no uso da internet. A maioria consumidores tanto da banda larga fixa (84,5%), quanto do celular pré (74,5%) e pós-pago (68,1%) utilizam muito mais o Wi-Fi no acesso à rede do que a franquia de dados.

Em 2023, apenas os clientes do pós-pago aumentaram o uso de dados em detrimento da rede fixa: neste ponto, a utilização do Wi-Fi passou de 68,2% para 61,4%, enquanto a franquia de dados aumentou de 30,4% para 35,1%. 

Prestadoras regionais

De acordo com Artur Coimbra, conselheiro da Anatel, a amostra permitiu a identificar a percepção de uma melhor qualidade nos serviços das prestadoras regionais. "Os indícios que nós temos é que a percepção da qualidade do atendimento da operadora regional, muitas vezes por estar presente na cidade e mais próxima do consumidor, é superior", afirma.

De fato, isso aconteceu em algumas das categorias. Na internet fixa, a melhor avaliação é da BR Super, com 8,26. Já telefonia fixa, a liderança é da Unifique, com 8,49, assim como na TV por assinatura, com 8,04 de nota. Por outro lado, quem lidera a telefonia celular pós-paga é a Vivo, com 7,75, enquanto a Claro aparece como a melhor posicionada no pré-pago, com 7,94.

Fonte: Teletime

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