Anatel abre tomada de subsídios para medir impacto da IA no setor de telecom
- O observatório criado pela Anatel espera atingir a “difusão das boas práticas de IA no ecossistema digital”.
Notícias
- Créditos da imagem: Freepik
O observatório criado pela Anatel espera atingir a “difusão das boas práticas de IA no ecossistema digital”.
A crescente popularização da inteligência artificial (IA) fez com que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) unissem forças em uma parceria para “criar um ecossistema sustentável” para o uso da tecnologia no setor de telecomunicações (telecom).
O acordo entre as três partes foi assinado hoje (9), durante o evento “Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva", promovido pela agência do governo em sua sede em Brasília.
A parceria prevê a criação de uma espécie de “observatório”, que acompanha as principais discussões sobre a IA nos campos da ética e da tecnologia, bem como estudar formas de criar um impacto positivo dela em vários mercados – sobretudo o de telecom – por meio de uma Tomada de Subsídios.
O observatório criado pela Anatel espera atingir a “difusão das boas práticas de IA no ecossistema digital”, além de um “modelo de governança que garanta o uso ético dessa tecnologia e um órgão regulador com capacidades elevadas de atuação no cenário interrelação entre IA e telecomunicações”.
Fonte: Tudo Celular
Leia mais em: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n219907/anatel-unesco-ia-inteligencia-artificial-telecom.html